Rumo à internacionalização
das artes cênicas brasileiras

MITbr – Plataforma Brasil está com inscrições abertas de 10 a 20 de março. Na imagem, violento, que participou de edição anterior. Foto Pablo Bernardo /Divulgação

Vestígios, de Marta-Soares, que integrou edição anterior da MITbr. Foto: Guto Muniz/ Divulgação

A 8ª edição da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo vai ocorrer de 2 a 12 de junho. Notícia boa para as artes cênicas do país. Um dos seus eixos, a MITbr – Plataforma Brasil recebe inscrições de trabalhos entre 10 e 20 de março para a composição da programação da mostra deste ano, no site www.mitsp.org. Os selecionados para a MITbr serão divulgados junto com a programação da MITsp, em 2 de maio de 2022.

Com o propósito de dar visibilidade, difundir, circular e garantir reconhecimento para o cenário artístico nacional, a MITbr – Plataforma Brasil foi criada em 2018 como um dos eixos da MITsp . Para a edição 2022 serão selecionados até sete espetáculos nacionais por uma curadoria independente, formada por especialistas em artes cênicas, compreendendo teatro, dança e performance.

Entre os critérios de seleção dos trabalhos estão o compromisso com a investigação cênica, a radicalidade nos posicionamentos e propostas, o engajamento em perguntas sintonizadas com nosso tempo e as experiências não territorializadas, que se reconheçam como uma cena em campo expandido.

Os idealizadores da MITsp, Antonio Araújo (Teatro da Vertigem) e Guilherme Marques (Ecum – Encontro Mundial das Artes Cênicas), diretor artístico e diretor geral de produção, respectivamente, reafirmam a MITbr como uma das políticas da MITsp: a de fomentar e promover grupos e artistas nacionais com espetáculos oriundos de pesquisa experimental e investigação da linguagem cênica.

As ações que miram a internacionalização já assinalam resultados. Altamira 2042, de Gabriela Carneiro da Cunha, participou de festivais de países como França, Portugal, Suíça e Uruguai até o início de 2022. Lobo, de Carolina Bianchi, recebeu convite do Skirball, em Nova York. A atriz e diretora Janaína Leite dará um workshop no Festival Proximamente, na Bélgica.

Outros espetáculos como violento, solo encenado por Preto Amparo, Caranguejo Overdrive, da Aquela Cia de Teatro; Isto é um Negro?, do grupo E Quem É Gosta?; Vaga Carne, de Grace Passô; De Carne e Concreto, da Anti Status Quo Companhia de Dança integraram a programação de festivais como o Festival Mladi Levi, na Eslovênia, o Proximamente e o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no Porto, Portugal.

A dança também tem conquistado seus espaços. A bailarina e coreógrafa Marta Soares, com Vestígios, lotou sessões com sua performance em 2019 no Festival Proximamente. Boca de Ferro, das coreógrafas Marcela Levi e Lucía Russo, foi visto em vários festivais por programadores internacionais e, neste ano, a dupla estreou grrRoUNd no Festival de Artes Kunsten, na Bélgica.

Serviço
8ª edição da MITsp – de 2 a 12 de junho de 2022
Convocatória para a MITbr – Plataforma Brasil
Inscrição:
De 10 a 20 de março de 2022 por meio de formulário disponível no site www.mitsp.org

Postado com as tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *