Elas já aprenderam alguns truques e técnicas circenses e exibem seus talentos neste fim de semana. Crianças e adolescentes ocupam o picadeiro na Escola Pernambucana de Circo, sábado e domingo, às 19h, na sede da instituição, no bairro da Macaxeira. Os formandos do Projeto Brincar e Aprender pra Crescer com Você! Ações conjuntas na Prevenção de Uso e Abuso de Drogas realizado em convênio com a COMDICA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife (PE), exibem Acrobacias Aéreas (trapézio, tecido e lira) e Acrobacias de Solo (pirâmide humana, adágio/mão a mão, mini-tramp e pista acrobática), Malabares e Equilíbrio.
As apresentações de encerramento estão divididas em dois dias, com entrada gratuita. No primeiro, sábado (17), as crianças de 6 a 10 anos participam do espetáculo Avoar no Universo Circense, inspirado no texto Avoar, do dramaturgo Vladimir Capela, falecido em 2015. O texto foi adaptado para o universo do circo pelos educadores Karolaine Camila, Hammai de Assis e Hosani Gomes. Os alunos levam para a cena as brincadeiras e cantigas típicas infantis, com acrobacia, números de tecido, lira e equilíbrio.
Já no segundo dia, o domingo (18), o protagonismo é dos adolescentes de 11 a 15 anos. Eles encenam A Bailarina em um Musical Circense, que explora a aventura da dançarina em meio a novos ritmos. O grupo apresenta números de malabarismo, trapézio, acrobacia, equilíbrio, molas, tecido e pirâmide. O roteiro foi sugerido por duas alunas adolescentes e o texto final construído pelos educadores, Thiago Oliveira, Raquel Franco e Maicon Francisco Torres.
O Projeto Brincar e Aprender para Crescer com Você é destinado para crianças dos 6 aos 10 anos e adolescentes dos 11 aos 15. As aulas regulares ocorrem à tarde. Em março serão abertas as inscrições para novas turmas. Informações no site (www.escolapecirco.org.br).