Fontes sonoras não convencionais que postas em vibração, seja por concussão, raspagem, fricção, agitação ou deslocamento de ar, produzem som, são exploradas pela Orquestra dos Brinquedos de Lisboa num espetáculo diferente e colorido. O grupo estreou no Brasil no palco do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, em 21 de agosto, seguiu por São Paulo e neste 7 de setembro chega ao Recife, para um concerto no Teatro de Santa Isabel, totalizando mais de 20 apresentações no país.
O concerto tem duração prevista de 1h20 e é dividido em duas partes. Na primeira, os músicos apresentam repertório para percussão corporal, no qual utilizam copos e tubos de plástico, bem como outros materiais surpreendentes. A segunda, mais satírica, é formada por uma coletânea orquestral interpretada por meio de instrumentos de plástico e brinquedos.
Os músicos com seus peculiares instrumentos executam obras do compositor português Jorge Salgueiro, Tchaikovsky, Beethoven, Mozart, Bach e Monteverdi, sob a direção de Miguel Pernes, maestro e diretor artístico e pedagógico do grupo.
Nessa turnê, três músicos brasileiros estão no elenco como convidados, dois deles são pernambucanos: Lucas de Santana (2ª escaleta e flauta doce de plástico) e Nelson Brederode (2ª escaleta e ukelele). Além de Carla Ruaro (1ª escaleta), de Porto Alegre.
A proposta é incentivar os pequenos e “brincar” com as potencialidades dos diversos instrumentos com clássicos e divertir a plateia. A orquestra foi criada em 2014 pela Foco Musical, uma organização portuguesa voltada para o domínio da pedagogia musical.
Serviço
Orquestra dos Brinquedos de Lisboa
Quando: Nesta quarta-feira (7), 18h30
Onde: Teatro de Santa Isabel – Praça da República, s/n
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
À venda na bilheteria do teatro