Jaboatão entra na onda da dança

Tijolos de esquecimento. Foto: Rogério Alves

Tijolos de esquecimento. Foto: Rogério Alves

O Festival na Onda da Dança em Jaboatão junta espetáculos de temática feminina e montagens que viajam nas fronteiras artísticas, além das ações formativas. A programação gratuita começa nesta terça-feira (4) e vai até o dia 9 no Sesc Piedade e homenageia o coreografo e bailarino Paulo Henrique Ferreira. A montagem Tijolos do Esquecimento, da Acupe Grupo de Dança abre o evento, às 19h30, no Teatro Samuel Campelo. Inspirada no livro A Cidade Invisível, de Italo Calvino, a peça coreográfica investiga o lugar que cabe ao indivíduo no imaginário urbano. A direção é de Paulo Henrique Ferreira e a dramaturgia assinada por Flávia Gomes.

Cárcere, do Grupo Corpore de Dança, do Sesc Piedade, agendado para quarta-feira (5),leva para cena fatos políticos no Brasil, desde a ditatura militar até os dias de hoje. O processo de criação começou em 2014, marco dos 50 anos do golpe. A montagem dirigida por Ivana Motta mostra a falta de liberdade e a repressão, através dos movimentos das bailarinas Débora Freitas, Graci Costa, Ildete Mendonça, Luara Mendonça, Milla Flor e Vitória Mendes.

Cara de mãe trata da abrangência do universo feminino com ênfase na maternidade e suas inquietudes. O espetáculo de dança contemporânea vai ser apresentado no dia 6. A direção é de Luciana Lyra e no elenco estão as bailarinas Luiza Bione, Íris Campos e Janaína Gomes, do Coletivo Cênico Tenda Vermelha.

No dia 7, o Locomotivo Corredor, do Sesc Arcoverde, sobe ao palco com o espetáculo Carne Viva, questionando a cultura da opressão e da violência contra o gênero feminino. O festival também abriga as encenações Três Mulheres e um Bordado de Sol” (8) e Segunda Pele (9). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. Os espetáculos podem ser conferidos às 19h30, exceto no último dia, que começa às 18h.

Formação – Entre os dias 5 e 8 de outubro, Raimundo Branco, da Compassos Cia de Dança, ministra a oficina sobre Os processos de Composição e Criação em Dança, das 9h às 12h. No dia 6, será realizado o debate Construindo Pontes – diálogo sobre processos de criação em dança. O encontro contará com a participação de Silvia Góes, Marcelo Sena, Ivana Motta, Almir Martins, Paulo Henrique, Raimundo Branco, Adriana Dantas e Márcia Lima e mediação de Valéria Barros. Ainda neste dia, tem início a conversa de Técnicas em Diálogos, que pretende refletir sobre diferentes caminhos para a construção do corpo expressivo, por meio de vivências que permitem a consciência do potencial físico, energético e sensorial. A primeira é a de Yoga, com Adriana Dantas. No dia 7, tem a de Pilates, e no dia 8, a de Biodança com Márcia Lima. Para participar, os interessados devem enviar os dados pessoais, a atividade de interesse e uma carta de intenção para o e-mail culturasescpiedade@gmail.com.

Homenageado – Paulo Henrique Ferreira é professor de dança, bailarino, coreógrafo, preparador corporal e diretor de movimentos, graduado em Artes Cênicas pela UFPE. Pós-graduado em Ensino de História das Artes e Religiões pela UFRPE e em Sistema Laban/Bartenieff pela FAV (Faculdade Angel Vianna). Fundou em 2007, o Acupe Grupo de Dança, importante grupo da cidade que realiza projetos integrando dança e educação, tais como: Curso Acupe Formação do Intérprete-pesquisador e o Seminário Nacional de Dança e Educação de PE.

SERVIÇO
Festival na Onda da Dança
Quando: de 4 e 9 de outubro, às 19h30, no último dia às 18h
Onde: Teatro Samuel Campelo, Sesc Piedade
Quanto: gratuito

Este post foi publicado em por .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *