Antunes Filho considera Kazuo Ohno (27 de outubro de 1906 – 1º de junho de 2010) um expoente da arte, juntamente com Charles Chaplin e Picasso. O diretor paulista conheceu a obra de Kazuo em 1981 e isso provocou uma mudança no seu teatro. “Ele vai muito mais a fundo nas questões da vida”. Antunes adotou o japonês como seu guru cênico. Em 1992 Kazuo Ohno fez uma histórica participação no Festival Internacional de Londrina (FILO). E voltou ao palco mais 15 vezes para ser ovacionado pelo público.
O Filo nasceu em 1968 e é considerado o mais antigo da América Latina. Esse festival permitiu que o a cidade do Paraná ocupasse um importante lugar no roteiro cultural do país. Atenção gestores: A arte também pode gerar renda e riqueza. Apostem!!!
Esse festival que tem como diretriz a escolha de espetáculos de reconhecido valor artístico, estético e de reflexão crítica está com inscrições abertas até amanhã, dia 31 de março, para propostas de espetáculos nacionais e internacionais de teatro, dança e circo, nas categorias adulto, infantil e infanto-juvenil. A inscrição é gratuita. Companhias, produtoras e artistas interessados podem fazer o cadastro no site e preencher o formulário on-line.
Como deveria ocorrer em outros editais, os interessados não precisam ser cúmplices da derrubada de muitas árvores. Não é necessário enviar material por correio. Os formulários com todos dados do espetáculo (responsáveis, participantes, especificações técnicas) podem ser preenchidas on-line. E anexar fotos em alta resolução, link do vídeo do espetáculo e riders técnicos.
As informações completas estão no regulamento FILO 2016, também disponível no site: http://104.131.97.73/
O evento é realizado pela Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina, o FILO 2016, está programado para o período de 19 de agosto a 4 de setembro. Além dos selecionados, o Festival que completará 48 anos, contará com montagens convidadas e uma agenda de atividades formativas.
Informações: contato@filo.art.br.