Com este texto, concluímos esse pequeno retrato do que foi a reunião de avaliação do 23º Festival Recife do Teatro Nacional, realizada no dia 2 de dezembro na sala da Banda Sinfônica no Teatro do Parque. Durante o encontro, diversos assuntos foram debatidos, refletindo sobre os desafios e as conquistas do evento. Um dos principais temas foi a organização e logística do festival, com destaque para a necessidade de ajustes nos horários e melhorias na divulgação, visando aumentar a participação do público, especialmente no OFF REC. A demanda de valorizar e apoiar grupos teatrais locais também foi indicada, com sugestões para fortalecer a cena cultural do Recife e promover maior inclusão e representatividade.
Outro ponto central das argumentações foi a infraestrutura e as condições de trabalho das equipes técnicas nos teatros, principalmente do Centro Apolo-Hermilo. Foram levantadas preocupações sobre a exaustão dos profissionais devido à sobrecarga de trabalho e à falta de recursos adequados, além da necessidade urgente de manutenção e atualização dos equipamentos.
O encontro também explorou a relevância de criar espaços de diálogo e troca de ideias, inspirando-se em modelos de outros festivais, e a necessidade de uma comunicação mais eficaz para alcançar um público cada vez mais expressivo. Essas conversas refletem uma preocupação coletiva em aprimorar o festival e garantir sua sustentabilidade e relevância no cenário cultural local, regional e nacional.
Artur Marinho expõe suas práticas na colaboração com Marconi Bispo no projeto ONÀ DÚDÚ Caminhos Negros. Este programa, que já ocorre nas ruas há dois anos, foi integrado ao FRTN pela primeira vez.
O percurso do ONÀ DÚDÚ começa na Praça do Arsenal e vai até a Cruz do Patrão, um trajeto que pode ser desafiador para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. Para facilitar, parte do caminho foi feita de ônibus, retornando ao Recife Antigo e envolvendo moradores locais e a comunidade do Pilar. A produção inclui integrantes do Pilar, criando um modelo de ocupação das ruas que dialoga com um público diversificado, principalmente composto por pessoas negras.
Apesar do sucesso na execução, Artur observa que o público foi o menor já registrado, o que ele atribui à logística de horário, uma terça-feira à tarde, durante um festival. Artur expressa preocupação com a dependência do virtual para divulgação, reconhecendo que nem todos têm acesso a essas plataformas. Ele sugere que o festival poderia se beneficiar de uma página centralizada para melhorar a divulgação e alcançar um público mais amplo.
Um adendo histórico relevante sobre o desenvolvimento do teatro no bairro do Pilar foi feito por Augusta Ferraz, que destacou a contribuição de Paula de Renor. Com o Teatro Armazém, Paula foi pioneira ao levar o teatro para aquela comunidade, promovendo desenvolvimento e dignidade no local. Augusta defende que ao se aventurar nesse espaço e desenvolver a arte, é essencial lembrar que Paula iniciou esse caminho há 20 anos.
Em resposta, Artur Marinho reconhece a importância do trabalho de Paula de Renor, afirmando que o projeto atual é uma continuação desse percurso. Porém ele assinala que a iniciativa atual com ONÀ DÚDÚ Caminhos Negros no bairro do Recife não está apenas levando algo para a comunidade do Pilar, mas sim se unindo a ela para a realização conjunta das atividades.
Augusta reforça que foi exatamente dessa maneira que Paula de Renor começou, através de uma iniciativa colaborativa, trabalhando lado a lado com a comunidade para criar algo significativo e inclusivo. E que é preciso dar crédito a quem iniciou essa parceria e envolvimento comunitário, que tem sido fundamental para o desenvolvimento cultural e social do bairro do Pilar.
Ao discutir a dinâmica do público nos festivais de teatro, Tatto Medinni traz sua reflexão sobre a valorização e visibilidade dos espetáculos locais em contraste com produções de maior apelo midiático. Ele destaca sua experiência pessoal ao tentar divulgar sua peça Cara do Pai, a partir de publicações em veículos de comunicação como o JC e o G1. E observa que essas divulgações tendem a ser homogêneas, enfatizando principalmente estreias com figuras renomadas, como Marco Nanini, e grupos como o Magiluth. Essa prática, segundo ele, acaba direcionando o público para esses eventos, criando uma percepção de que são os principais destaques do festival.
Medinni deixa claro que sua crítica não é motivada por inveja, mas sim por uma preocupação genuína com a forma como a supervalorização de determinados espetáculos influencia a escolha do público. Ele conta que seu trabalho teve pouca audiência em várias ocasiões, inclusive no festival, enquanto outros, com maior apelo midiático, estavam lotados. Essa situação, segundo ele, não é culpa do festival, mas sim um reflexo do hábito do público recifense de priorizar espetáculos com artistas famosos, muitas vezes em detrimento de produções locais de igual qualidade.
No entanto, ele também reconhece que houve ocasiões em que espetáculos locais conseguiram atrair grande público e “bombaram”, demonstrando que há um potencial latente na cena teatral de Recife. Medinni menciona trabalhos passados com o Coletivo Angu e a montagem O Amor de Clotilde por um Certo Leandro Dantas, que conseguiram atrair uma plateia significativa.
Para enfrentar esse desafio, Tatto sugere que a assessoria de comunicação que divulgue todos os espetáculos da programação, mas valorize especialmente os locais. Ele acredita que uma comunicação mais abrangente poderia ajudar a equilibrar a atenção do público entre os diferentes eventos, promovendo um maior reconhecimento da cena teatral local.
Ao relatar suas vivências e preocupações, Nathalie Revoredo fornece um panorama dos desafios enfrentados pelas equipes técnicas nos teatros do Recife. Ela expressa satisfação em ter participado ativamente do festival, tanto como oficineira quanto como iluminadora, destacando que é vital integrar novas pessoas ao processo. A inclusão de novos talentos em áreas técnicas como iluminação, cenário e figurino é vista como essencial para trazer a energia e o entusiasmo necessários à continuidade e renovação do festival.
As oficinas pré-festival poderão desempenhar papel crucial na formação de novas gerações de profissionais técnicos. Na sua perspectiva, essa possível mão de obra poderá contribuir com o evento. Além de ajudar a cultivar uma nova perspectiva sobre a produção teatral, incentivando a inovação e a criatividade.
No entanto, Nathalie expressa uma preocupação significativa com a exaustão das equipes técnicas dos teatros, como o Centro Apolo-Hermilo, frisando que ali são dois teatros distintos. Após 11 anos de trabalho nesse contexto, ela observa que os colegas de iluminação estão visivelmente exaustos, o que impacta tanto a qualidade das tarefas quanto no bem-estar dos profissionais. Essa situação é agravada pela estrutura reduzida das equipes, que frequentemente lidam com múltiplas atividades sem o suporte adequado.
No contexto do festival, ela participou de produções No Controle, Antígona – A Retomada e Mulheres de Nínive. Infelizmente, em Nínive, ela e a técnica de som enfrentaram o contratempo de entregar o palco com uma hora e meia de atraso. “Não foi intencional; estávamos ali, sofrendo com a situação, mas também muito conscientes das nossas escolhas. Chegou ao ponto de eu não poder sequer sair para ir ao banheiro, pois não havia tempo ou espaço para isso, e não podia me estressar com ninguém”, lembra Revoredo.
“Estávamos todos respirando fundo, inclusive os dois profissionais incríveis, Sávio Uchoa e Ivo Barreto. Juntos, passamos por momentos de choro, risos, sofrimento, correria e vontade de desaparecer, enquanto tentávamos fazer tudo funcionar”, disse a artista iluminadora. Enfim, ela diz que temos espaços exaustos e um corpo exausto não consegue realizar muito. Isso se aplica a todos os equipamentos, incluindo o próprio material da casa.
Nathalie Revoredo entende a necessidade de um planejamento antecipado e de contar com uma equipe técnica bem preparada e descansada para lidar com as exigências artísticas e técnicas das montagens. Para produções que requerem maior delicadeza técnica, como no caso de Nínive, seria ideal montar o palco com um dia de antecedência, permitindo um tempo mais dilatado para ajustes e ensaios.
Além disso, Revoredo sublinha a urgência de aumentar o número de técnicos e técnicas nas casas de espetáculo do Recife, especialmente no Apolo e no Hermilo, onde a equipe atual está sobrecarregada. A exaustão não afeta apenas os profissionais, mas também o equipamento, que pode falhar devido ao uso excessivo e à falta de manutenção adequada. A iluminadora registra também que é crucial tratar essas situações com cuidado e empatia, buscando soluções que garantam a sustentabilidade e a qualidade dos festivais, com práticas que respeitem os limites humanos e materiais.
Savio Uchoa, diretor técnico do festival, corrobora com visão de Revoredo e reforça o quadro sobre os desafios enfrentados na administração dos teatros Apolo e Hermilo. Ele aponta que a responsabilidade de uma única equipe por dois teatros resulta em uma carga de trabalho significativa. Além disso, descreve o equipamento como ultrapassado e menciona que a programação do festival foi particularmente extenuante, com até sete teatros funcionando simultaneamente em certos dias.
Historicamente, aponta, o festival seguia uma prática de ter um dia de montagem seguido por um dia de espetáculo, o que ajudava a gerenciar a carga de trabalho. No entanto, a atual estrutura de turnos, com uma equipe trabalhando entre manhã e outra tarde/noite, não é ideal. Sávio sugere que seria mais produtivo se os técnicos pudessem acompanhar todo o processo, desde a montagem até a apresentação, assegurando continuidade e familiaridade com o trabalho.
Ele relata que o equipamento frequentemente apresenta falhas e necessita de manutenção urgente, o que aumenta ainda mais a pressão sobre os técnicos. Savio menciona que alguns técnicos enfrentaram problemas pessoais que afetaram sua disponibilidade, como a necessidade de cuidar de familiares, o que ilustra a falta de flexibilidade e suporte dentro de uma programação tão extensa.
Além do atraso do espetáculo Nínive, Savio menciona problemas logísticos e burocráticos, como dificuldades com fornecedores e especificidades de licitação, que complicam ainda mais a organização do festival. Ele, com mais de 25 anos de experiência como iluminador, reconhece a frustração de lidar com equipamentos prometidos que não chegam ou não funcionam adequadamente.
O diretor técnico observa que o festival cresceu rapidamente, mas as empresas fornecedoras não acompanharam esse crescimento, resultando em desafios adicionais. Para atender à demanda, Savio trouxe ajuda extra, incluindo seu irmão, Saulo, também artista iluminador, na tentativa de suprir as necessidades do festival.
Apesar dos desafios, Sávio acredita que a equipe conseguiu atender bem a maioria das demandas e que o processo foi um aprendizado valioso. Ele enfatiza a importância do diálogo e da colaboração entre todos os envolvidos, reconhecendo que cada membro da equipe tem responsabilidade em suas funções. No final, ele expressa um sentimento de realização, apesar de ter atravessador o caos, destacando o esforço coletivo para superar as dificuldades.
Rodrigo Dourado, idealizador e curador do Off REC ao lado de Edjalma Freitas, inicia sua fala expressando gratidão a diversas pessoas e equipes, como André Brasileiro, Alexandre Sampaio, Pascoal Filizola, Ivo Barreto, Savio Uchoa e a equipe da Prefeitura, pelo apoio e acolhimento no festival. Ele destaca especialmente a contribuição de Giovanna à Mostra, e o apoio recebido, principalmente da classe artística, mesmo que a recepção do público em geral tenha sido modesta.
Ao refletir sobre a essência do OFF REC, Dourado enfatiza que o festival serve como uma vitrine de processos em andamento, o que demanda uma reavaliação constante de abordagens e soluções para os desafios técnicos e logísticos. As dificuldades enfrentadas com as arquibancadas, que se tornaram caóticas durante a madrugada devido à sobrecarga das equipes técnicas, ilustram bem essa necessidade de adaptação. Muitas vezes, essas equipes precisaram gerenciar múltiplos espaços simultaneamente, o que complicou ainda mais a logística do evento.
Inspirando-se em modelos de outros festivais, como o Mirada com o Boteco Crítico do projeto Arquipélago, Dourado sugere a criação de espaços de encontro e diálogo, onde debates e conversas informais possam ocorrer após os eventos. A questão da participação universitária também foi tocada, com Dourado lamentando a falta de envolvimento mais ativo das universidades e conselhos acadêmicos nos eventos culturais. Ele lembra que, como coordenador da Semana de Artes Cênicas, enfrentou dificuldades em atrair público para debates e discussões, apesar do interesse pelos espetáculos. Como solução, propõe a filmagem e publicação dos debates futuros, transformando-os em registros permanentes que possam ser acessados e estudados.
Reconhecendo a complexidade da dinâmica cultural da cidade, especialmente em um mês movimentado como novembro, Dourado observa que múltiplos eventos culturais ocorrem simultaneamente, o que exige uma adaptação das estratégias de comunicação e engajamento do público. Ele enfatiza a necessidade de compreender essas novas dinâmicas para continuar atraindo e envolvendo a população nos eventos culturais da cidade.
Larissa Pinheiro, assistente do espetáculo Senhora, reflete sobre sua participação anterior com Yerma Atemporal, mas confessa que esta edição do festival foi especialmente marcante. Ela aprecia a fusão entre teoria e prática, especialmente nas rodas de diálogo, onde encontrou um público diversificado e curioso. Um exemplo disso foi uma participante que, após uma oficina no Teatro São Isabel, decidiu espontaneamente assistir ao debate e ao espetáculo Senhora, demonstrando o impacto positivo do evento.
Valorizar os novos talentos da cena local é uma prioridade para Larissa, que destaca o papel crucial de estudantes e formandos de instituições como o SESC na formação cultural da cidade. Ela também enfatiza que a contribuição artística vai além da juventude, mencionando a inspiradora presença de Maria José, uma atriz de 84 anos, que continua a expressar sua paixão pelo teatro na terceira idade.
A recepção calorosa do espetáculo Senhora em cidades do interior, como Caruaru e Surubim, foi comparada à recepção no Recife, onde o público do FRTN se mostrou mais entusiasta do que o esperado. Larissa vê o festival de forma positiva, encontrando vigor e animação tanto dos participantes quanto do público presente.
Participar deste evento proporciona uma sensação única para Janaína Lima, jornalista da assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura e do FRTN. Com uma longa trajetória ligada ao festival, que remonta aos seus tempos de curadoria local e à elaboração de uma monografia sobre o tema, Janaína agora vivencia uma nova fase profissional na Prefeitura, o que lhe oferece uma visão interna do festival.
Observando com satisfação, ela nota as novas ideias e rostos que estão injetando vitalidade no evento, renovando a cena cultural. Contudo, Janaína também expressa certa frustração ao perceber que muitos problemas antigos ainda persistem. Ela relembra desafios passados, como a busca por espaço e apoio, e reconhece que algumas dificuldades continuam presentes. Ela está na secretaria há pouco tempo, auxiliando a assessora oficial Bruna Cabral.
Janaína Lima explica que, devido à legislação eleitoral, as redes sociais da Prefeitura foram suspensas, o que criou um desafio significativo na articulação dessas plataformas para o festival de teatro. As atividades online só foram retomadas pouco antes do início do festival, o que exigiu uma rápida reorganização e adaptação para garantir uma comunicação eficaz.
Com a retomada, a Secretaria de Cultura assumiu a responsabilidade de gerenciar essas redes, iniciando um processo de reestruturação e planejamento estratégico para maximizar o alcance e o impacto das comunicações digitais. Janaína reconhece as críticas feitas e a necessidade de melhorar a interação com o público.
Refletindo sobre os desafios enfrentados, Janaína comenta da necessidade de lidar com imprevistos, como atrasos na entrega de fichas técnicas e releases. Ela menciona a complexidade de coordenar todos os aspectos do festival e a importância de aprender a gerenciar essas situações.
O momento de avaliação é visto por Janaína como um componente central do festival, onde todos podem se reunir para discutir e debater após as apresentações. Ela considera esse espaço essencial para o crescimento e a melhoria contínua do evento, permitindo que diferentes perspectivas sejam ouvidas e consideradas.