A programação começa hoje com Muito Barulho por Quase Nada, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte. Essa montagem do repertório do grupo potiguar foi erguida em 2003, quando a trupe comemorou os dez anos de atividades. A direção é compartilhada entre Fernando Yamamoto, integrante dos Clowns de Shakespeare, e Eduardo Moreira, um dos fundadores do Grupo Galpão, de Belo Horizonte.
São ao todo 12 espetáculos de 11 cidades da América Latina e um da Europa (seis companhias internacionais e seis nacionais), que farão apresentações entre os dias 1º a 10 de agosto. Do Brasil participam companhias de Porto Alegre/RS (Cia. Stravaganza di Teatro), Natal/RN (Clowns de Shakespeare), Itajaí/SC (Experimentus Teatrais), Fortaleza/CE (Inquieta Cia. de Teatros), Belo Horizonte /MG (Espanca) e de São Paulo/SP (Balagan). Do exterior vêm trupes do México (Cia. Lagartijas Tiradas al Sol), Argentina (Banquete Escénico), Chile (Teatro Kimen), Uruguai (Murga Madre), Equador (Contraelviento Teatro) e França (GRRR – Risos, Raiva e Resistência).
Nos anos anteriores a mostra ficou situada no Centro Cultural São Paulo. Em 2014, além do CCSP foram incluídos cinco CEUs e o Centro Cultural de Cidade Tiradentes. Com isso houve um crescimento no número de sessões, que pulou de uma média de 20 nas outras edições para 43 récitas.
O eixo temático da mostra desse ano é a identidade, com todos os tentáculos que essa palavra pode ter. E nas montagens o conceito se abre em questões sexuais, políticas ou raciais.
Galvarino, do grupo chileno Kimen – espetáculo que esteve no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – ilumina o percurso de um descendente da etnia indígena mapuche, do Chile. O personagem vai bater na Rússia em busca de emprego. Lá se estabelece, cria vínculos profissionais e afetivos, forma uma família. Mas depois de 30 anos simplesmente desaparece. É baseado em fato real que ocorreu com o irmão da dramaturga, Marisol Ancamil, e tio da diretora, Paula González.
A inclinação ao teatro documental está presente em outras encenações. A peça argentina Carnes Tolendas tem uma dramaturgia documental a partir da história de Camila Sosa Villada, uma atriz transgênero, que investiga sua condição de travesti numa química com a poesia de García Lorca.
A realidade também é inspiradORa nas encenações brasileiras. Uma notícia de jornal é o vínculo testemunhal de Recusa, da paulistana Cia. Balagan, com dramaturgia assinada por Luís Alberto de Abreu.
O convidado especial da mostra é o coletivo sediado na França, GRRR – Risos, Raiva e Resistência (em francês, Groupe Rires, Rage, Résistance). Foi fundado em Paris, em 1998, pela diretora argentina Susana Lastrero com objetivo de agregar artistas latino-americanos e franceses. Traz o espetáculo Noche de Verano Lejos de los Andes… o diálogos com mi dentista.
Além das apresentações, a Mostra oferece Atividades Paralelas, como intercâmbios entre grupos teatrais em que dez companhias paulistanas recebem, em suas sedes, dois ou três coletivos. Haverá o lançamento do site Observatório de Festivais – uma plataforma visual com informações sobre os principais festivais de artes cênicas do País, coordenado pelo ator, diretor, sociólogo e professor de teatro por Marcelo Bones.
E a Mesa Redonda Identidade Cultural: Somos a história que contamos?, com a participação de Paula González Seguel (Teatro Kimen – Chile), Maria Thaís (Cia. Balagan – Brasil/ SP), Patrícia Vallejos (Contraelviento Teatro – Equador), Silvero Pereira (Inquieta Cia. de Teatros – Brasil/ CE), Marcelo Bones (Curador dessa Mostra) e Rudifran Pompeu (Presidente da Cooperativa Paulista de Teatro).
A DocumentaCena – Plataforma de Crítica formada por Daniele Avila Small (Questão de Crítica – Revista Eletrônica de Críticas e Estudos Teatrais), Ivana Moura (Satisfeita, Yolanda?), Luciana Eastwood Romagnolli (Horizonte da Cena), Maria Eugênia de Menezes (Teatrojornal – Leituras de Cena), Pollyanna Diniz (Satisfeita, Yolanda?), Soaraya Belusi (Horizonte da Cena) e Valmir Santos (Teatrojornal – Leituras de Cena) – vai acompanhar a mostra.
Serviço – Teatros
Os ingressos para os espetáculos serão distribuídos GRATUITAMENTE uma hora antes do início das sessões, nas próprias bilheterias dos teatros
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – Fone: 11 3397-4002
Capacidade da Sala Jardel Filho – 321 lugares
Sala Adoniran Barbosa – 300 lugares
Sala de Ensaio 1 – 40 lugares
CEU Casa Blanca
Rua João Damasceno, s/n – Capão Redondo – Fones: 11 5519 5201/ 5519 5212
Capacidade do teatro: 450 lugares
CEU Paraisópolis
Rua Doutor José Augusto De Souza E Silva, s/n – Jardim Parque Morumbi – Fone: 11 3501 5660
Capacidade do teatro: 196 lugares
CEU Quinta do Sol
Avenida Luiz Imparato, 564 – Parque Císper – Fone: 11 3396 3430
Capacidade do teatro: 400 lugares
CEU Pêra Marmelo
Rua Pêra Marmelo, 226 – Jardim Santa Lucrécia – Fone: 11 3948 3967/ 3948 3964
Capacidade do teatro: 450 lugares
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes – Fone: 11 2555 2841
Capacidade do teatro: 200 lugares
PROGRAMAÇÃO
1º DE AGOSTO
Muito Barulho por Quase Nada – Clowns de Shakespeare – (Brasil/ Natal/ RN)18h e 21h – Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Duração: 105 min
Recomendação: 14 anos
História de dois amores: a paixão romântica e idealizada de Hero e Claudio, e a feroz e espirituosa trocas de farpas entre Benedicto e Beatriz. A combinação do sotaque potiguar de Yaamamoto e seu grupo com o diretor mineiro Eduardo Moreira rendeu uma montagem festiva, com música composta e executada ao vivo pelos atores.
Ficha Técnica
Dramaturgia: O Grupo Direção: Fernando Yamamoto e Eduardo Moreira
Elenco: Camille Carvalho, Dudu Galvão, João Ricardo Aguiar, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz e Renata Kaiser
2 DE AGOSTO
Galvarino – Teatro Kimen (Chile)
18h e 21h – Centro Cultural São Paulo – Local: Sala Adoniran Barbosa
Duração: 60 min
Recomendação: 14 anos
Uma família Mapuche, do sul do Chile, espera a chegada de seu filho e irmão Galvarino, exilado na Rússia por mais de três décadas. Um final inesperado deixa lacunas na história do personagem.
Ficha Técnica
Dramaturgia e co-direção: Marisol Veja Medina Direção: Paula González Seguel
Elenco: Paula González, Reinaldo Cayufilo e Elsa Quinchaleo Dois Amores e Um Bicho – Cia. Experimentus Teatrais (Brasil/ Itajaí/ SC)
18h e 21h– Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Lotação do espetáculo: 80 lugares
Duração: 55 min
Recomendação: 14 anos
Público é convidado à sala de estar de uma adorável família às voltas com crimes do passado e do presente. Eles expõem os motivos que fizeram Pablo, o pai, a espancar um cachorro até a morte há 15 anos. Na atualidade, novas brutalidades contra animais são cometidas em um zoológico das redondezas.
Ficha Técnica
Texto: Gustavo Ott Direção: Daniel Olivetto
Elenco: Marcelo F. de Souza, Jô Fornari e Sandra Knoll Madre Murga, Murga Madre – Murga Madre (Uruguai)
19h – CEU Paraisópolis La Flor de la Chukirawa – Contraelviento Teatro (Equador)
20h – CEU Pêra Marmelo
3 DE AGOSTO
Intercâmbio artístico: Contraelviento Teatro, GRRR e Experimentus
14h – Centro Cultural São Paulo
Mesa Redonda – Identidade Cultural: Somos a história que contamos?
16h – Centro Cultural São Paulo
Madre Murga, Murga Madre – Murga Madre (Uruguai)
19h – CEU Casa Blanca
Recusa – Cia. Balagan (Brasil/ SP)
21h – Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Duração: 80 min
Recomendação: 14 anos
Dois índios Piripkura recusam qualquer contato. A história verídica é entrelaçada por outros personagens dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré; um padre que foi engolido por uma onça; um fazendeiro que matou um índio e o mesmo índio que o matou, por Macunaíma e outros.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Luís Alberto de Abreu Encenação: Maria Thaís
Elenco: Antonio Salvador e Eduardo Okamoto (ator convidado)
4 DE AGOSTO
Noches Lejos de Los Andes… o Diálogos con mi Dentista – GRRR – Risos, Raiva e Resistência (França)20h– CEU Quinta do Sol
Galvarino – Teatro Kimen (Chile)
20h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
La Flor de la Chukirawa – Contraelviento Teatro (Equador)
20h – CEU Paraisópolis
5 DE AGOSTO
Intercâmbio artístico: Stravaganza di Teatro
17h – Sede Redemoinho
Noches Lejos de Los Andes… o Diálogos con mi Dentista – GRRR – Risos, Raiva e Resistência (França)
20h – CEU Paraisópolis
Galvarino – Teatro Kamen (Chile)
20h – CEU Quinta do Sol
La Flor de la Chukirawa – Contraelviento Teatro (Equador)
20h– Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Madre Murga, Murga Madre – Murga Madre (Uruguai)
20h – CEU Pêra Marmelo
Galvarino – Teatro Kimen (Chile)
20h– CEU Pêra Marmelo
21h – Centro Cultural São Paulo Sala Jardel Filho
Duração: 50 min
Recomendação: 14 anos
Relato testemunhal de uma garota travesti misturado ao universo das paixões lorquianas.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Camila Sosa Villada e María Palacios Direção: María Palacios
Elenco: Camila Sosa Villada Metrópole – Inquieta Cia. de Teatros (Brasil/ Fortaleza/ CE)
21h – Centro Cultural São Paulo Sala Ensaio 1 (CCSP)
Duração: 65 min
Recomendação: 14 anos
Dois irmãos atores investigam o território dos sistemas e destinos cruzados em uma cidade.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Rafael Barbosa Encenação: Gyl Giffony
Elenco: Silvero Pereira e Gyl Giffony
6 DE AGOSTO
La Flor de la Chukirawa – Contraelviento Teatro (Equador)
18h e 21h – Centro Cultural São Paulo Sala Jardel Filho
Duração: 60 min Recomendação: 14 anos
Cruzamentos de Uma entrevista feita por uma repórter de televisão a uma mãe camponesa, a respeito da morte de seu filho na guerra do Iraque nas fileiras do exército americano.
Ficha Técnica
Dramaturgia e Direção: Patricio Vallejo Aristizábal
Elenco: Verónica Falconi, Andrea Díaz e Fernando Guayasamín
Madre Murga, Murga Madre – Murga Madre (Uruguai)
20h – CEU Quinta do Sol
Noches Lejos de Los Andes… o Diálogos con mi Dentista – GRRR – Risos, Raiva e Resistência (França)
20h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Metrópole – Inquieta Cia. de Teatros (Brasil/ Fortaleza/ CE)
21h – Centro Cultural São Paulo
7 DE AGOSTO
Intercâmbio artístico: Balagan, Clowns de Shakespeare e Teatro Kimen
14h – Centro Cultural São Paulo
18h e21h – Centro Cultural São Paulo
Sacra Folia – Cia. Stravaganza di Teatro (Brasil/ Porto Alegre/ RS)
18h – Centro Cultural São Paulo
Madre Murga, Murga Madre – Murga Madre (Uruguai)
20h – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
La Flor de la Chukirawa – Contraelviento Teatro (Equador)
20h – CEU Quinta do Sol
Noches Lejos de Los Andes… o Diálogos con mi Dentista – GRRR – Risos, Raiva e Resistência (França)
20h – CEU Casa Blanca
8 DE AGOSTO
Madre Murga, Murga Madre – Murga Madre (Uruguai)
18h e 21h – Centro Cultural São Paulo
18h – Centro Cultural São Paulo
Noches Lejos de Los Andes… o Diálogos con mi Dentista – GRRR – Risos, Raiva e Resistência (França)
20h – CEU Pêra Marmelo
La Flor de la Chukirawa – Contraelviento Teatro (Equador)
20 horas – CEU Casa Blanca
9 DE AGOSTO
Intercâmbio artístico: Espanca Teatro, Murga Madre, e Lagartijas Tiradas al Sol
14h– Centro Cultural São Paulo
18h e21h– Centro Cultural São Paulo
Galvarino – Teatro Kimen (Chile)
19h – CEU Casa Blanca
10 DE AGOSTO
Noches Lejos de Los Andes… o Diálogos con mi Dentista – GRRR – Risos, Raiva e Resistência (França)
18h e 21h – Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Duração: 80 min
Recomendação: 14 anos
A experiência do exílio na Europa, especialmente na França, por parte de latino-americanos é contada na peça com todas as implicações de desesterritorização e nostalgia da infância na América.
Ficha Técnica
Texto e Interpretação: Susana Lastreto Prieto Acompanhamento no bandoneón: Annabel de Courson Texto da canção: Hugo Paviot
Galvarino – Teatro Kimen (Chile)
19h – CEU Paraisópolis