Ainda há vagas para o curso “O palhaço pelo buraco da fechadura”, promovido pela Escola dos Doutores da Alegria neste sábado (15) e domingo (16), das 9h às 18h, no Coletivo Lugar Comum (Rua Capitão Lima, 210, Santo Amaro). Trata-se de um curso introdutório sobre os princípios que regem o universo do palhaço.
O treinamento é inédito e voltado para quem deseja adquirir conhecimentos sobre improvisação, espontaneidade e percepção de si e do outro, ferramentas básicas para formatar o jogo do palhaço. Não é preciso ter experiência anterior em teatro ou circo. A metodologia inclui jogos relacionais, princípios de improvisação e criações em grupo.
As aulas serão ministradas pelos atores e palhaços Arilson Lopes e Roberta Calza, que integram o elenco dos Doutores da Alegria no Recife e em São Paulo, respectivamente, e a Escola de Formação da ONG. Durante o curso serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas relativas, por exemplo, à improvisação, expressão corporal e música. O curso não se destina a formar palhaço para a atuação em hospitais.
Apenas 25 vagas foram disponibilizadas para o curso. É preciso ter mais de 18 anos e o investimento é de R$ 300. Toda a renda obtida com o curso é destinada à manutenção dos projetos da organização. Informações pelos telefones: (81) 3466-2373 / 9 9112-4676.
Os artistas formadores:
Roberta Calza
Atriz formada pela Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq – cursou os dois anos artísticos e o terceiro pedagógico -, onde foi aluna de Norman Taylor, Jos Houben, Marc Fremond e Paola Rizza, entre outros. Participou por três anos do Fringe Festival na Irlanda com dois espetáculos indicados para melhor produção: Master Shuttefate e Bolt Upright. Lecionou no Corservatoire Nacional de Region de Sergi Pontoise em Paris ministrando aulas de palhaço e movimento. No Brasil, além dos espetáculos ”Luluzinhas”, com Guta Stresser e Mel Lisboa, atuou em mais de 100 comerciais de televisão e mantém um programa na TV Cultura com Fernando Alves Pinto. Ministrou curso de bufão para a companhia principal de Os Satyros de maio a setembro de 2007. Faz parte do elenco de palhaços do programa dos Doutores da Alegria há sete anos e, há dois, faz parte da equipe de Formação da instituição, atuando nos programas Palhaços em Rede e Formação de Palhaços para Jovens, além de ministrar cursos para os palhaços dos Doutores da Alegria.
Arilson Lopes
Ator, palhaço e coordenador artístico do Programa Doutores da Alegria em Recife. Formado em Licenciatura em Teatro, pela UFPE. Integra o Coletivo Angu de Teatro desde 2003, onde participa dos espetáculos Angu de Sangue, Ópera e Rasif. Atua no espetáculo Baile do Menino Deus, no Marco Zero do Recife desde 2004. É colaborador da Cia Meias Palavras, onde atua no espetáculo As Travessuras de Mané Gostoso.