Colóquio sobre festivais de teatro

Um festival de teatro pode ser muito mais que um evento, pode se transformar em um instrumento poderoso de políticas públicas. Esse é o tema do Colóquio Internacional No Reino dos Festivais, que será realizado nos dias 24 e 25 deste mês em Salvador. As inscrições gratuitas encerram hoje (sábado).

O programa ocorre no âmbito do FIAC (Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia).

O time de palestrantes é para não ter dúvidas em pegar o avião. Estarão lá Bernard Faivre d’Arcier (Presidente da Bienal de Lyon e ex-diretor do Festival de Avignon – considerado o maior festival de teatro do mundo), Vitor Ortiz (secretário executivo do Minc), Jean-Jacques Lemêtre (compositor do Théâtre du Soleil desde 1979), Eliane Costa, Gerente de Patrocínios da Petrobras; Vitor Ortiz, Secretário Executivo do Ministério da Cultura; Luciano Alabarse criador e diretor do Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena; Rejane Reinaldo, Diretora do Programa de Formação do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE); Paulo Miguez, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (IHAC-UFBA); Nehle Franke, Diretora da Fundação Cultural da Bahia; Carlos Paiva, Superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Ricardo Libório, Coordenador Geral do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia.

Ainda dá tempo de fazer inscrições pelo site http://www.noreinodosfestivais.blogspot.com.

A iniciativa parte da inquietação, e dos contatos, da pesquisadora e especialista no Teatro du Soleil, Deolinda Vilhena, agora também professora do Universidade Federal da Bahia, presidente da comissão organizadora do evento.

O I Colóquio Internacional No Reino dos Festivais é uma realização de três unidades da Universidade Federal da Bahia – Escola de Teatro, FACOM e IHAC, sob a coordenação da Profa. Dra. Deolinda Vilhena. Patrocínio: SECULT (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia), pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e pelo Bureau de Salvador – SCAC Recife – Embaixada da França. Apoio: TAG Arts, Pousada dês Arts e Maddá.

PROGRAMA

24 DE OUTUBRO

9h – ABERTURA: Deolinda Vilhena (Presidente da Comissão Organizadora – Escola de Teatro UFBA), Felipe de Assis (Diretor do FIAC), Daniel Marques (Diretor da Escola de Teatro UFBA), Giovandro Marcus Ferreira (Diretor da FACOM-UFBA), Sérgio Farias (Diretor do IHAC-UFBA), Patrice Bonnal (Cônsul Geral da França para o Nordeste), Vitor Ortiz (Secretário Executivo do Ministério da Cultura), Albino Rubim (Secretário de Estado da Cultura – BA) e Dora Leal Rosa (Reitora da Universidade Federal da Bahia).

10h – CONFERÊNCIA DE ABERTURA – Panorama e importância dos festivais na Europa
Por Bernard Faivre d’Arcier – Diretor da BFA Consultoria, Consultor internacional, Presidente da Bienal de Lyon e Diretor do Festival de Avignon (1980-1984/1993-2003)

11h30 – DEBATE COM PÚBLICO MEDIAÇÃO DEOLINDA VILHENA

12h30 – ALMOÇO

15h – MESA REDONDA – Cultura, identidade e organização dos territórios, apostas políticas e culturais dos festivais, articulações das intervenções públicas.

Moderador: Luiz Cláudio Cajaíba (PPGAC-UFBA)

Patrick Olivier – Professor associado à Universidade de Paris-Dauphine, diretor do Mestrado Profissional em Administração das organizações culturais – O posicionamento e o papel do Ministério da Cultura e da Comunicação em relação as iniciativas locais públicas ou privadas

Vitor Ortiz – Secretário Executivo do Ministério da Cultura – A presença do MINC nos festivais de teatro no Brasil

Nehle Franke – Diretora da Fundação Cultural da Bahia – A importância dos festivais para o estado da Bahia

Maria Rejane Reinaldo – Diretora do Programa de Formação do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE) – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga – FNT: o Nordeste é o mundo. O mundo é aqui. Ou, afetos e impactos na cidade das flores.

Paulo Miguez – Professor, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade (IHAC-UFBA) – Carnaval baiano: configuração contemporânea e desafios para uma política cultural.

17h30 – DEBATE COM PÚBLICO

NOITE – PROGRAMAÇÃO FIAC

25 DE OUTUBRO

10h – CONFERÊNCIA: As políticas culturais na França por Patrick Olivier, Universidade de Paris-Dauphine e Inspetor do Ministério da Cultura e Comunicação da França no qual dirigiu o serviço de inspeção entre 2007 e 2011.

11h30 – DEBATE COM O PÚBLICO MEDIAÇÃO DE PAULO MIGUEZ

12h30 – ALMOÇO

15h – MESA-REDONDA: Festival: qual estratégia para qual objetivo?

Moderador: Sérgio Farias (IHAC-UFBA)

Bernard Faivre d’Arcier – Presidente da Bienal de Lyon – O Festival de Avignon

Luciano Alabarse – Diretor do Porto Alegre em Cena – Poa em Cena: fronteiras cruzadas

Ricardo Libório – Diretor do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Festival independente no Brasil, aventura e desespero.

Jean-Jacques Lemêtre – Maestro e compositor, membro do Théâtre du Soleil – A importância dos festivais de teatro na história do Théâtre du Soleil

Carlos Paiva – Superintendente de Promoção Cultural da SECULT/BA – Programa de apoio a projetos calendarizados – um caminho para a potencialização dos festivais em cultura.

Eliane Costa – Gerente de patrocínio da Petrobras – A política de patrocínios e a ação da Petrobras junto aos festivais de artes cênicas no Brasil

17h – DEBATE COM PÚBLICO

NOITE – 20h – PROGRAMAÇÃO FIAC

Postado com as tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *