Saiu no Diário Oficial no último dia 19, o resultado do Prêmio de Fomento às Artes Cênicas 2010 concedido pela Prefeitura do Recife. Cinco projetos são contemplados e cada um recebe R$ 20 mil para executar a sua proposta. Engraçado é que, mesmo sendo uma “ação positiva” do governo, não recebemos nenhum e-mail da Prefeitura fazendo a divulgação do resultado. Fiz uma rápida busca no site da PCR e também não vi nada por lá…
Se a boa notícia é que o fomento continua mantido, a ruim é que os contemplados com o Prêmio de 2009 ainda não receberam a quantia de R$ 20 mil. O resultado foi divulgado em março do ano passado e várias vezes a Prefeitura e o próprio secretário Renato L já prometeram quitar a dívida.
No fim de maio, publicamos uma matéria em que eles mandaram um e-mail dizendo que pagariam até o fim daquele mês. Bem antes disso, numa outra matéria publicada no Diario de Pernambuco no dia 10 de Fevereiro, a Secretaria de Cultura assumia o compromisso de quitar a dívida em até 10 dias. No dia 28 de Fevereiro, a data já era outra: 18 de Março.
Será que com o fomento de 2010 vai acontecer a mesma coisa?
Bom, aqui está a publicação do Diario Oficial. Parabéns aos contemplados!
“19/Jul/2011 :: Edição 83 ::
Cadernos do Poder Executivo
Secretaria de Cultura
Secretário: Renato Braga Lins
Resultado do Edital Prêmio de Fomento à Produção das Artes Cênicas 2010
RESULTADO DO EDITAL PRÊMIO DE FOMENTO À PRODUÇÃO DAS ARTES CÊNICAS 2010.
O Sistema de Incentivo à Cultura através do Fundo de Incentivo à Cultura comunica para efeitos legais e a todos os interessados, os vencedores do Prêmio Fomento à produção das Artes Cênicas 2010: “Entre Quatro Paredes” (50 pontos) sob a responsabilidade da Artes Cênicas Ltda ; “Palhaços” (50 pontos) sob a responsabilidade de Maria do Socorro Raposo Meira-ME; “Investigação Sobre a Capoeira Angola Disposição para a Improvisação em Tempo Real” (50 pontos), sob a responsabilidade da Sra. Gabriela Cavalcanti; “O Pássaro de Papel” (48 pontos), sob a responsabilidade do Sr. Pedro Portugal; “Olivier e Lili – Uma História de Amor em 900 Frases” (48 pontos), sob a responsabilidade do Sr. Rodrigo Carvalho Marques Dourado.
Renato Braga Lins
Secretário de Cultura ”
Fomento… Nesse caso cabe a brincadeira… A “fome” já está no nome! É brincadeira?! De qualquer forma, parabéns aos contemplados e muita fé e perseverança, além da indispensável paciência! Boa sorte e sucesso a todos!
UMA VERGONHA!!! A cultura da nossa cidade e, também, do nosso estado está DESAMPARADA. Um fometo da prefeitura que dá um resultado em MARÇO DE 2010, eu disse, MARÇO DE 2010 ainda está sem previsão para pagar. Não é erro de digitação é 2010 mesmo e já estamos em AGOSTO DE 2011 e NADA! Outro vergonha é o funcultura que abre um edital no começo do ano e só vai divulgar o resultado, POSSIVELMENTE (quem sabe?), em novembro. Tá difícil pessoal. Ah… Eu ia esquecendo que esse descaso já está em âmbito nacional. Cadê o Procultura?
“Onde está o dinheiro?
O gato comeu, o gato comeu
E ninguém viu
O gato fugiu, o gato fugiu
O seu paradeiro
Está no estrangeiro
Onde está o dinheiro?”
Gal Costa
“Pague meu dinheiro,ôôô
Pague meu dinheiro, ôôô
Quem deve paga meu amigo não atrasa
Pague meu dinheiro
Você falou que era um sujeito direito
Todo cheio de respeito, um tremendo cidadão
Se combinou, ficou tudo acertado,
o negócio foi fechado na maior satisfação
Passou um dia, outro dia, 20 dias
Eu fiquei de agonia, você não apareceu
Oh! Meu amigo, eu sou um chefe de família
Tenho um filho e duas filha, vem trazer o que é meu
Pague meu dinheiro…
A gente esquece que isso é uma passagem
Que a genteperde a carne, mas, não perde a alma não
Quem deve paga isso é fato consumado
o senhor está atrasado faça a sua obrigação
Agora pense o senhor lá na outra vida num lugar quase tranquilo, comeando a se fazer
E de repente chega alguém na sua frente
O senhor fica espantado com o que ele vai dizer
Pague meu dinheiro…
Você gostaria se isso fosse com você
Se você quiser saber se coloque em meu lugar
Faça para os outros o que queria pra você
Essa regra é um dever, faz a gente se tocar
Dê um aviso, um alô, um telegrama
Não esqueça a minha grana
Mande um cheque pode ser
Senão eu boto essa música te lembrando
Todo dia, toda hora pra você não esquecer
Pague meu dinheiro…”
Nando Cordel
E quem espera sempre alcança? E a gente tem cara de panaca? De babaca?
Como Tatto vou de música:
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
Chico
Meu Deus, que respeito esses governantes têm por nós, artistas?! Mas nossa resposta virá nas eleições, só pode… A Prefeitura do Recife deve descaradamente o Prêmio de FOMEnto desde março do ano passado, e promete, promete, e não paga nunca… Como é isso? Já o Governo do Estado não cumpre prazo nenhum e agora só lança o resultado do Funcultura quando quer, de dois em dois anos (???), e na data que bem entende (até 10 de novembro sai, divulgaram no site da Fundarpe! Mas se nos planejamos para bem antes, conforme o edital!!!). E como ficam os prazos? E a cadeia produtiva da Cultura em 2011? Isso prejudica a todos! Em Caruaru, a Prefeitura ainda deve cachês da Paixão local de 2010, e nada de pagar a versão deste ano. Onde estamos? Como acreditar em algum Governo? Qual a credibilidade que podem ter conosco? Que respeito há? Mas minha resposta virá no voto. Sim, porque tenho vergonha dos setores de Cultura deste Estado. Vergonha e nojo. Fora todos do Poder! Fora! Fora! Cansei mesmo. Espalhem para todos que tanto a Prefeitura quanto o Governo não estão nem aí para nós, artistas… Essa é a verdade! Que vergonha, meu Deus! Mas respondam no voto…. No voto!