A proposta dos Grupos de Estudos de Dramaturgia (GED) e do Trabalho do Ator (GETA) é ambiciosa. Busca estabelecer um diálogo da prática com a teoria e as possibilidades de interação entre linguagens como o teatro, o cinema, o vídeo, as histórias em quadrinhos, videogames, e com outras possibilidades que aparecerem, sem limitações.
Eles dizem que a dramaturgia teatral é o fio condutor dos estudos e experimentos. O que já rendeu uma minissérie para a internet construída com base no melodrama televisivo (www.stufana.blogspot.com).
Hoje, às 20h no Estúdio da Massangana Multimídia, no projeto Palco Giratório, as duas equipes exibem a performance Os que vivem dentro de nós e expõem a apropriação que fazem dos aspectos essenciais do jogo teatral. O programa prossegue em temporada até o final de maio, às quintas e sextas, no mesmo horário.
Os grupos foram articulados em abril de 2009 dentro do Projeto TelaTeatro. E são coordenados pelo dramaturgo e diretor de teatro e vídeo Luiz Felipe Botelho. Os textos da peça foram construídos e adaptados pelos próprios participantes das equipes.
Vale lembrar que já faz anos que o Cineteatro da Fundação virou apenas cinema, o curso de teatro foi extinto e que esta iniciativa coordenada por Botelho pode ser uma fagulha de um necessário investimento maior da Fundação Joaquim Nabuco nas artes cênicas.
As Yolandas não poderão comparecer à estreia pois o horário choca com um outro espetáculo, Palhaços, que tem sessão única hoje. Mas vamos conferir em breve.
Espetáculo Os que vivem dentro de nós
Quando: Estreia hoje, às 20h / temporada às quintas e sextas de maio/2011
Onde: Estúdio da Massangana Multimídia na FUNDAJ do Derby
Gratuito
FICHA TÉCNICA
Texto: O grupo
Direção do espetáculo e coordenação dos grupos: Luiz Felipe Botelho
Atores: Ana Carolina Miranda, Ana Dulce Pacheco, Eduardo Japiassu, Hermínia Mendes, Janaína Gomes, Regina Medeiros e Sofia Abreu.
Dramaturgia: Amanda Torres, Diego Albuck, Elton Rodrigues, Luiz Felipe Botelho, Márcio M. Andrade, Onézia Lima e Ruy Aguiar.
Sonoplastia, figurinos, cenografia e produção: Os grupos
Valeu, meninas! A estreia foi linda, com a sala lotada. Foi muito prazeroso pra gente e esperamos por vocês logo!
xerinho