Surpresas do amor

BRUTAFlor, com a Companhia Experimental de Teatro, de Vitória de Santo Antão

BRUTAFlor, com a Companhia Experimental de Teatro, de Vitória de Santo Antão

Freud identifica o amor como celeiro da libido em função a um objeto, que traça um arco com o ideal narcísico perdido. Erich Fromm concebe o amor como uma arte. Fernando Pessoa sentencia: “quem ama nunca sabe o que ama / nem sabe por que ama, nem o que é amar”. Não há consenso sobre esse sentimento que nos move. Se vivos, sentimos em algum momento. E ficamos indefesos. Esse “troço” enigmático, encarado na contemporaneidade por uma lógica consumista – do uso e descarte, é o mote do espetáculo BRUTAFlor, da Cia. Experimental de Teatro de Vitória de Santo Antão. A peça faz sessão neste domingo (07/08), no Espaço O POSTE, no centro do Recife.

Mas as abordagens sobre o amor são amplas feito o mundo e as configurações dos vínculos afetivo-amorosos variadas. O espectro da montagem investe no relacionamento entre dois irmãos (Flor e Neco) que dividem uma casa modesta. Por meio das fotografias, as lembranças traem segredos nunca revelados. O desejo de partir, a dúvida em ficar naquele lugar simples do Sertão.

O amor não torna indefesos contra o sofrimento e tão desamparadamente infelizes quando perdemos o nosso objeto amado.

“O cheiro do café, do feijão no fogão de lenha, a mão que junta os retalhos na costura de uma colcha, aquele retrato que ainda tem o cheiro da família ajuntada num dia de domingo rodeada de menino e cachorro que tinha nome de tudo que é peixe, os santinhos que a vó guardava, a sanfoninha do velho avô, uma derrota de seca e sol onde o brotar de uma flor é a esperança de que a beleza nasce até da mais danada tristeza e dor. A saudade do que foi, e a coragem de deixar o que se faz presente ir também e virar outra nova saudade. Porque o amor sempre será essa frescura de segurar o ser amado, mas saber a hora de soltar.”

Ficha técnica:
Cia Experimental de Teatro
Texto e Direção: César Leão
Elenco: Cecília Lopes e Raphael Gustavo
Cenografia: Fabiano Falcão e César Leão
Iluminação: César Leão
Figurinos: César Leão e Raphael Gustavo
Maquiagem: Cecília Lopes
Sonoplastia: César Leão e Raphael Gustavo
Cartazes: Ian de Andrade

Serviço

BRUTAFlor, Espetáculo da Cia Experimental de Teatro
Quando: 7 de agosto (Domingo) às 20h
Onde: Espaço O POSTE – Rua da Aurora, 529 – Boa Vista
Ingressos: R$ 20,00 para o público em geral; à venda nas bilheterias antes da sessão.
Duração: 60min
Classificação: 18 anos
Número limitado de público

Postado com as tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *