O Armazém Cia de Teatro gosta dos trunfos cênicos para impactar a plateia. A “caixa mágica” de Alice Através do Espelho, com aqueles jogos enigmáticos de sensações, era uma lúdica ode ao teatro. O trilho de Inveja dos anjos, que cruzava o palco, perpetrava uma curva para cima, avançando até o teto, indicava que é preciso fazer as pazes com o passado.
Em Inútil a Chuva, um enorme barco abriga quatro tripulantes, Lotta e seus filhos (Slavoj, Claude e Sarah), que buscam uma explicação para o desaparecimento do patriarca. O espetáculo faz curta temporada no Recife, de sexta-feira (13/05) a domingo (15/05), no Teatro de Santa Isabel. Paulo de Moraes dirige a peça e assina o texto com o filho Jopa Moraes. Estão no elenco Patrícia Selonk, Andressa Lameu, Leonardo Hinckel, Tomás Braune, Marcos Martins e Amanda Mirasci.
O sumiço do pintor (o protagonista ausente; pai e marido nesta excêntrica família) e a valorização repentina de sua obra servem de alavanca para discussão do que é arte no mundo contemporâneo, como se dá a legitimação de artistas, e a engrenagem nesse mercado, povoado por curadores e críticos que ditam regras, os interesses da mídia, e no final da fila, o público.
A encenação é formada por um conjunto de oito quadros de impacto visual, com nuances e iluminação de Maneco Quinderé. O primeiro tem o sugestivo título de Verão em família, e eles vão se ligando uns aos outros O protagonista ausente deixou uma carta de despedida, mas que não é suficiente para elucidar o desaparecimento. A hipótese de suicídio é levantada entre várias outras, mas seu corpo não foi encontrado.
Nas remadas contínuas rumo ao desconhecido, os personagens atendem ao fluxo de transformações, ao devir. Nas curvas do caminho eles tentam se refazer. Lotta (Patrícia Selonk) resume na peça: “A gente vai continuar a remar, sem saber onde chegar, o que importa é seguir”.
Ficha Técnica
Direção: Paulo de Moraes
Dramaturgia: Paulo de Moraes e Jopa Moraes
Elenco: Patrícia Selonk, Andressa Lameu, Leonardo Hinckel, Tomás Braune, Marcos Martins e Amanda Mirasci
Iluminação: Maneco Quinderé
Cenografia: Paulo de Moraes e Carla Berri
Figurinos: Rita Murtinho
Direção Musical: Ricco Viana
Design Gráfico: João Gabriel Monteiro e Jopa Moraes
Produção de Vídeos: João Gabriel Monteiro
Assistente de Direção: Lisa Eiras
Técnico de Montagem: Regivaldo Moraes
Preparação Corporal: Maíra Maneschy e Patrícia Selonk
Produção Executiva: Flávia Menezes
Produção: Armazém Companhia de Teatro
Duração: 120 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
Serviço
Inútil a Chuva
Quando: sexta-feira, (13/05) às 20h; sábado (14/05) às 20h; domingo (15/05) às 18h
Onde:Teatro de Santa Isabel (Praça da Repúlblica s/n)
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 meia-entrada
Informações: 81- 3355.3323/3324
Ingressos: na bilheteria do teatro e online www.compreingressos.com