Cântico para uma arte “efêmera”

Espetáculo de Moacir Chaves, 2.500 por hora, está em cartaz no Rio. 2-500-por-hora-foto: Guga Melgar

Peça 2.500 por hora, em cartaz no Rio, tem trilha sonora de dois pernambucanos. Fotos: Guga Melgar

Hino, ode, celebração ao mundo do teatro. É a proposta do encenador Moacir Chaves no espetáculo 2.500 por hora, que está em cartaz no Teatro Oi Futuro Flamengo, do Rio de Janeiro, até 30 de agosto. Os pernambucanos Miguel Mendes e Tomás Correia assinam a direção musical e executam a trilha sonora ao vivo. A parceira da dupla com Chaves começou com a montagem recifense Duas Mulheres em Preto,(com Paula de Renor, Sandra Possani), trabalho anterior ao clássico de William Shakespeare, Rei Lear (com Paula de Renor, Sandra Possani e Bruna Castiel no elenco), que estreou no ano passado. O jogo cênico de 2.500 por hora também é ressignificado pelo alcance sonoro da obra.

Criadores como Artaud, Pirandello, Tcheckov, Molière, Feydeau, Eurípides, Shakespeare, Brecht, Beckett e Goethe ganham voz na peça. O bom humor para contar essa história também é reforçado por menções a diretores, movimentos teatrais, atores, grupos, pesquisadores, críticos e dramaturgos de várias épocas.

O texto foi escrito pelo francês Jacques Livchine, diretor do Théâtre de l’Unité, grupo fundado em 1968 e sediado em Audincourt, França. Na montagem brasileira Chaves inclui figuras da cena nacional desde Martins Penna, passando por João Caetano e Nelson Rodrigues (explorando trechos das 17 peças do autor de Vestido de Noiva em 3 minutos).

Com um espetáculo fragmentado, a proposta de 2.500 por hora é que os atores entrem e saiam dos personagens com agilidade e bom-humor, para cumprir com a hercúlea jornada de 25 séculos. O elenco é formado por Claudio Gabriel, Henrique Juliano, Júlia Marini, Joelson Medeiros e Monica Biel, que assina a tradução. O figurino é de Inês Salgado, o cenário de Sérgio Marimba e a iluminação de Aurélio de Simoni, outro cúmplice de longa data.

Encenador Moacir Chaves

Encenador Moacir Chaves

Moacir Chaves utiliza nas suas montagens uma estética particular de desconstrução, com valorização das ferramentas visuais e sonoras e da voz do ator como eixo central da interpretação. Mas a cada nova encenação ele provoca o desequilíbrio no olhar do espectador. Chaves leva para cena elementos áridos e desafia o público na receptação dos seus espetáculos.

Ele esteve entre nós de Pernambuco recentemente com A Negra Felicidade, de sua autoria, sobre o processo de libertação de uma escrava, e com O controlador de tráfego aéreo, um resgate da trajetória de um profissional que dá título à peça, que virou morador de rua e sua guinada de vida nos palcos.

Esse carioca, de 50 anos, ostenta em sua trajetória encenações como Bugiaria, com roteiro dele; Inutilezas, com poemas de Manoel de Barros; A Lua Vem da Ásia, de Campos de Carvalho; Sermão da Quarta-feira de Cinza, do Padre Antônio Vieira; Por Mares Nunca Dantes, de Geraldo Carneiro; Utopia, de Thomas More; Por Um Fio, de Drauzio Varela; Ovo Frito, de Fernando Bonassi e entre muitos outros.

Ficha Técnica
Autor:
Jacques Livchine e Hervée de Lafond
Tradução e Adaptação: Monica Biel
Direção: Moacir Chaves
Elenco: Claudio Gabriel, Henrique Juliano, Júlia Marini, Joelson Medeiros e Monica Biel
Músicos: Miguel Mendes e Tomás Correia
Figurinos: Inês Salgado
Cenário: Sergio Marimba
Direção Musical: Miguel Mendes e Tomás Correia
Iluminação: Aurélio de Simoni
Boneco: Marcio Newlands
Fotos: Guga Melgar
Programação Visual: Sandro Melo
Produção Executiva: Jaqueline Roversi
Direção de Produção: Monica Biel
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Realização: BB Produções Artísticas Ltda

Serviço
2.500 Por Hora
Quando*: 2 de julho até 30 de agosto, de 5ª a domingo, as 20h
Onde: Teatro Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
Classificação indicativa: 12 anos
Mais informações: (21) 3131-3060
*Não haverá espetáculo nos dias 30 de julho e 20 de agosto. Em substituição, o espetáculo acontecerá nos dias 05 e 12 de agosto (quarta-feira), às 20h.

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2 pensou em “Cântico para uma arte “efêmera”

  1. Paula de Renor

    Miguel Mendes e Tomás Brandão, iniciaram a parceria com Moacir em Duas Mulheres em Preto, trabalho anterior a Rei Lear! Estou doida de curiosidade para ver!

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